A vida é um processo iniciático. Em qual fase dela você está?




A intuição só pode ser ativada quando a pessoa é capaz de ouvir a voz do coração. Só assim ela é capaz de se abrir para entender o que está de fato acontecendo. Essa é a chave de conexão com seu poder pessoal. Esse poder só é ativado quando somos capazes de detectar e colocar em prática, os dons e talentos que recebemos da vida.
Existem diversas ferramentas que podem auxiliar a pessoa a ter os insights que precisa para deslanchar. E cada caso é um caso. Não existe uma receita de bolo para todo mundo. Cada ser humano é único. O conceito de felicidade é algo muito individual. É preciso avaliar em que momento da vida nos encontramos para a partir daí, definirmos que tipo de ajuda devemos procurar e que atitudes devemos tomar. Entender a fase atual é bom ponto de partida, que clareia e muito no sentido de compreender cada fase como um eterno processo de iniciação. Essa visão nos ajuda a perceber que na verdade a estagnação não existe, nós é que criamos essa situação e ficamos estáticos enquanto no Universo, desde o macrocosmo até o microcosmo (o interior dos átomos) tudo está em movimento constante.
Tomemos como foco o assunto carreira, você pode estar em um dos três estágios:

ASCENSÃO: Essa fase é uma das melhores em que o profissional pode se encontrar. É necessário ter comportamentos e atitudes que possam aproveitar o máximo as oportunidades que estão surgindo. A pessoa que está nesta fase geralmente tem uma agenda cheia, apresenta uma boa performance e nutre sentimentos positivos como auto-confiança e auto-estima, coragem, euforia, senso de realização e capacidade para superar limites. Por isso, também encontra muitos desafios pelo caminho. Nesse estágio é preciso ter um plano de ação muito bem definido, visão, foco, disciplina e não desanimar de outras áreas da vida, como a saúde, para não deixar o estresse descompensar. Isso requer gerenciamento do tempo para o lazer o e refazimento.

ESTAGNAÇÃO: Esse é um estágio em que a pessoa estagnou tanto na vida pessoal quanto na profissional. Muitas dúvidas e questionamentos surgem nesta fase. A pessoa age sem estímulo, sem prazer, o senso de realização não é percebido nem sentido. Nesta fase da vida surgem muitos sentimentos negativos de toda ordem. Baixa-estima e sentimentos de inferioridade em relação aos demais. Depressão e ansiedade são problemas comuns dessa fase. Surgem problemas de relacionamento então é preciso detectar logo esses sintomas e comportamentos  típicos da fase de estagnação e tomar uma atitude urgente para a coisa não piorar, como por exemplo, uma demissão. Nessa fase, deve-se buscar ajuda caso não encontre por si mesmo estratégias para sair da estagnação. Um bom começo é questionar: Qual a minha missão e propósito? Será que estou vivendo para realizar meus sonhos? Ou deixei a vida me levar sem planejar onde quero chegar? Que oportunidades estou deixando de aproveitar em minha empresa? O que estou deixando de aprender os erros que cometi? Uma boa estratégia para sair da estagnação é fazer um bom mapeamento das habilidades e competências, valores e talentos e elaborar um plano de ascenção. Resgatar a auto-confiança e estabelecer uma visão do futuro. Investir na auto-estima também é importante. Cuidar do corpo, das relações, fazer network, cursos, participar de treinamentos, fazer coisas novas. Ou seja colocar o cérebro em contato com novos estímulos e desafios.

MUDANÇA: O momento da mudança é quando a pessoa está decidida a mudar de carreira. Pode ser um período turbulento ou de reflexão e quietude. Dependendo do contexto da vida da pessoa, esse estágio pode ser positivo ou negativo, caso a pessoal esteja confiante e inseguro, estável ou instável. Pode ser também positivo caso a pessoa deseje uma nova direção após ter passado por um período difícil e agora queira novas experiências. Um exemplo de mudança turbulenta é quando a pessoa precisa deixar a família para morar fora devido a necessidade de investir na carreira. Nesse estágio, a motivação (externa) e a auto-motivação são muito importantes. A pergunta chave é: Que benefícios me trarão a mudança? É preciso estimular a ação e procurar visão de médio e longo prazo. As estratégias são parecidas com o estágio de estagnação: explorar recursos internos, planejar, fazer avaliação contínua para sustentar a mudança e reavaliar crenças e comportamentos.

Vince Lombardi afirma: "todos tem vontade de vencer. Mas nem todos tem a vontade de se preparar para vencer". Por que isso? Somos imediatistas! Queremos os resultados para ontem! Então para não ter que pagar o preço de esperar para colher os frutos, ou as pessoas desistem pelo caminho ou simplesmente optam por nem começar a se mexer e sair da zona de conforto. O resultado é viver uma vida cujas atividades não trazem prazer nem senso de realização. Pensemos nisso.

1 comentários :

Matéria super útil, mas, que exige um alto conhecimento para ser bem absorvida. Muito bom, mais uma excelente disseminação de conhecimento para a melhoria contínua. Beijão!

24 de abril de 2013 às 07:40 comment-delete