Aconteceu uma situação que te desconcertou? Pratique os 5 A’s




"Nossa!! aconteceu de novo!!!"
Você ensaiou, ensaiou, ensaiou, e na hora de apresentar o projeto que você preparou com tanto empenho aconteceu de novo! A voz  sumiu, a suadeira começou, as pernas ficaram trêmulas e o resultado foi muito abaixo da sua expectativa.   Mesmo conhecendo todos os detalhes do projeto, você não conseguiu abordar de forma satisfatória os pontos mais importantes para a platéia.
Isso é mais comum do que se imagina. Na minha carreira profissional, como professora e orientadora de trabalhos acadêmicos, participei de dezenas de bancas  e assisti a inúmeras apresentações em que vi muito isso acontecer.
Não só com este exemplo mas também há inúmeros outros fatos da vida onde infelizmente, nossas atitudes e reações não foram adequadas gerando vergonha, desarmonia e desconforto. Seja na área profissional ou na intimidade, o fato é que nessa ninguém é invulnerável, todos nós temos um lado que nos sabota. Todos temos  o famoso “calcanhar de Aquiles”.
A boa notícia é que não precisamos continuar assim e há inúmeras ferramentas para “desprogramar” esses comportamentos. Antes de lançar mão delas precisamos nos fortalecer internamente praticando os cinco A’s. 
São eles:
1º. Aceitar: Lidar com os fatos, não adianta inventar e florear, não é possível mudar os fatos. As coisas são o que são. Encare o que aconteceu da forma como aconteceu.
2º. Aprender: Tudo que acontece na vida deve servir de aprendizado. Então que aprendizados você pode tirar daquilo? Como aquilo te ajudou a evoluir? O que o fato ajudou a perceber o que precisa melhorar em você?
3º. Agradecer:  Agradecer pelo que aconteceu. Pois se não fosse aquele aprendizado, você não teria evoluído.
4º. Amar: Acolha o que você fez e a forma como reagiu como uma parte de você. Não adianta negar de si mesmo. Caso finja que não é você ou que não foi você, aquilo vai ficar preso em você de forma inconsciente gerando culpa, medo, baixa-estima e o pior, vai acabar acontecendo novamente, gerando um círculo de repetição.  No momento em que você acolher e amar aquilo como parte de você (mesmo algo que não seja bonito que os outros saibam) você se livrará da angústia e poderá seguir conscientemente em direção ao quinto passo.
5º. Agir: Significa tomar a atitude consciente de mudar a forma como você reage aos fatos. É hora de pedir ajuda profissional, perseverar, treinar, suar a camisa para mudar, aprender técnicas para controlar os impulsos, as emoções  e as reações e da próxima vez, ter uma melhor performance frente a uma situação desafiadora.

Atitude mental é o primeiro passo para a transformação, para o desenvolvimento de novas habilidades, atitudes e comportamentos que ajudem a performar melhor no trabalho e porque não, na vida. 

0 comentários :